Institucional


Criada em janeiro de 1996 na cidade de Goiânia estado de Goiás, com objetivo de levar diversão e cultura para crianças e adolescentes surgiu assim à proposta do projeto escola. Dentro da proposta, pelos seus idealizadores foi desenvolvida uma forma inovadora de teatro, Voltado para o lúdico e informativo.

Conhecendo o grande potencial e a forma inteligente de passar valores através do teatro e da expressão corporal avaliaram uma nova forma de incluir conteúdos Pedagógicos em seus espetáculos, junto às escolas de Goiânia e cidades vizinhas. Por acreditar em uma sociedade forte inteligente e, sobretudo humana foi o sangue mantenedor deste projeto e dos sonhos alcançados pelo grupo COOPERARTE, ganhando a confiança e tornando um hábito de escolas Públicas e particulares.

Percebendo que o sonho iria mais longe surgiram vários convites e sugestões para disseminar a arte e a Cultura em outros estados. Em Fevereiro de 2002 então o produtor de Eventos Marco Aurélio Rosa Gaede um dos precursores do projeto chegou a Belo Horizonte minas Gerais, encantado com a acolhida mineira e se apaixonando pela cidade, percebeu a necessidade de ligar esses dois estados irmãos, através dessa ponte imaginária acabando por se instalar de vez na capital Mineira.

Com grande aceitação e o crescimento ordenado do projeto tornam-se membros da COOPERARTE em 2004 mais dois produtores de peso, Regiane Medeiros levando a mesma proposta para Cuiabá e Campo Grande no Mato Grosso do Sul, e Luzivam Dourado sendo responsável pelo interior Mineiro e a grande Vitória no Espírito Santo.

Após anos de experiência e muito trabalho o projeto em 2009 passou por uma turbulência inesperada com a Pandemia da gripe A famosa gripe suína. Como o projeto era desenvolvido dentro de teatros com a participação das escolas, não sendo recomendada aglomeração de pessoas em ambientes fechados como teatros, cinemas, centros de convenções. Com uma rapidez fantástica e percepção aguçada de anos de trabalho uma idéia nova surge abrindo assim uma grande oportunidade para o grupo COOPERARTE, se as escolas não podem ir ao teatro, vamos levar o teatro nas escolas, pensou o Produtor Luzivam Dourado, criaram o espetáculo “Deu a Gripe na Chapeuzinho”, Com uma estrutura bem planejada, um palco montável com toda estrutura necessária para apresentações dentro das escolas, em setembro de 2009, alem de divertir foi uma ferramenta muito importante de informação para crianças e adolescentes no período do Influenza H1N1 até os dias de hoje.